quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Semana 5 - Iniciativa e Liderança


"O que é iniciativa? Vou dizer: é fazer a coisa certa sem ser mandado. Você deve dominar o hábito da procrastinação e eliminá-lo da sua constituição. 
A liderança é composta de uma série de qualidades. Entre as mais importantes, gostaria de listar autoconfiança, ascendência moral, autossacrifício, paternalismo, justiça, iniciativa, decisão, dignidade e coragem.”1

O mundo premia quem tem a iniciativa, pois são pessoas que naturalmente se permitiram avançar mais independentemente. Quando você dá o primeiro passo se torna o pioneiro e, consequentemente, mais apto a descobrir novas soluções, para os problemas das pessoas, ou ainda consegue vislumbrar um caminho melhor do que o atual. 

Iniciativa não é nada muito complexo e começa desde coisas simples como ser o primeiro a propor um dialogo para resolver um problema, como também buscar primeiro compreender o outro antes de buscar ser compreendido. A comunicação desempenha um papel fundamental na busca de desenvolver a iniciativa, na medida em que você se permite explorar mais o seu meio e também assume o papel de protagonista de suas ações.

Um líder eficaz deve ter iniciativa, pois a sua comunicação firme e confiante será crucial para conduzir as pessoas que o seguem. É fundamental antes de mais nada sermos lideres de nós mesmos. Se não formos capazes nem mesmo de seguirmos um caminho para as nossas próprias vidas, como teríamos moral de darmos a direção para os outros.

O bom líder serve de exemplo. Se uma pessoa não mostra em sua própria vida os resultados, que prega ser capaz de produzir nos outros, ela não será seguida. Exemplos não faltam: desde nutricionistas obesos a gestores de renda endividados. Veja bem, não desejo aqui criticar os profissionais, apenas quero que percebam como pode ser difícil exercer o papel de líder sobre nossas próprias vidas, ainda que tenhamos o conhecimento acadêmico.

Iniciativa e liderança são atributos tão admiráveis, que as vezes parece difícil encontras os mesmos nas pessoas ao redor. É preciso uma forte motivação para querer desenvolvê-los, pois os mesmos nos obrigam a avançar numa zona de desconforto. Nós humanos tendemos a querer conforto, por isso tudo fica mais fácil se simplesmente ignorarmos estes valores. Porém, pode ser que você nunca se sinta satisfeito com sua vida se sempre buscar fugir das responsabilidades de sua vida. Possivelmente nem todo mundo nasceu para ser líder de multidões, mas acredito que todos devem ser líderes no conduzir de suas próprias vidas.

Estrutura Simplificada: Ter iniciativa é ir atrás de algo desafiador sem precisar de um estimulo externo. O líder deve servir de exemplo ao outro e para isso precisa buscar conduzir sua vida conforme suas próprias crenças. No exercício da liderança é preciso ter iniciativa, a qual pode ser descrita como a capacidade de explorar seu meio de forma ativa e se comunicar claramente com todas as pessoas ao seu redor.  


Referência
1- O Manuscrito Original - As Leis do Triunfo e do Sucesso. Napoleon Hill

Nenhum comentário:

Postar um comentário