sábado, 7 de outubro de 2017

Semana 4 - O Hábito de Poupar


"A regra é: se um homem segue o hábito sistemático de poupar uma parcela definida de todo dinheiro que ganha ou recebe de outras maneiras, é praticamente certo que se colocará em uma posição de independência financeira. Se não economiza nada, é absolutamente certo que nunca conseguirá ser independente em termos financeiros, não importa qual seja sua renda.
É melhor se sacrificar na juventude do que ser obrigado a fazê-lo na maturidade, como  todos que não desenvolveram o hábito de poupar em geral tem que fazê-lo.”1

Já expus em texto anterior sobre a importância da criação de hábitos e volto a enfatizar que você precisa trabalhar duro para começar a incluir bons hábitos no seu dia a dia. Se você continuar fazendo o que sempre fez irá obter os mesmos resultados que sempre obteve. Logo, se você não se encontra numa posição financeira confortável é possível que esteja fazendo escolhas ruins e seguindo rotinas que fazem você passar por dificuldades cíclicas.

Não é preciso ter muito dinheiro para começar, não é preciso ter muito conhecimento para começar, não é preciso ter os conselhos do maior expert em finanças para começar. Mas você precisa passar a separar uma parte dos seus rendimentos, e investi-los se deseja construir um patrimônio para seu futuro. Nem que seja investindo na poupança, no caso de você desconhecer em absoluto outras formas de investir. Inicie logo sua jornada. Nós seres humanos vivemos de presente e futuro. Pois, exceto em caso de falecimento, todo futuro é um presente potencial.

Já estou nesta caminhada a alguns anos, e vou te falar que o hábito de poupar é muito difícil. É preciso vencer os preconceitos da sociedade e vencer seus próprios impulsos. Só uma nota de esclarecimento, você não precisa viver uma vida miserável para poupar, ou abrir mão dos seus prazeres para começar nesta jornada. Acredito que cabe apenas uma reflexão de consumo, refletir mais sobre a necessidade de itens compradas por impulso. 

O maior sabotador na jornada, como em todos os hábitos, somos nós mesmos. Você pode se ver frequentemente merecedor de gastar seu dinheiro ou comprar coisas caras que pouco agregam para sua felicidade geral. Não sei como é com as outras pessoas, mas comigo sempre tive vários gatilhos para comprar, desde a aproximação do fim de semana a ofertas “imperdíveis” em lojas como a saraiva, que tanto gosto. 

Estrutura Simplificada: Mais importante do que ter muito dinheiro para começar, ou ter muito conhecimento, é preciso definir um percentual a se poupar, e efetivamente separá-lo quando receber qualquer tipo de renda. Somos criaturas de hábito, por isso é bom começar logo, fora que o esforço de poupar é muito menor quanto mais cedo você começar. O mundo pode nos convencer a comprar, por isso é preciso reflexão profunda sobre o consumo para não nos deixarmos levar pela onda e seguirmos com o bom hábito de poupar.

Referência
1- O Manuscrito Original - As Leis do Triunfo e do Sucesso. Napoleon Hill

Nenhum comentário:

Postar um comentário