terça-feira, 3 de outubro de 2017

Semana 3 - Autoconfiança


O medo muitas vezes impede o homem de agir, abalando sua confiança e imobilizando a pessoa em momentos decisivos. Todos tem medo de algo, é completamente natural. O que parece diferir entre uma pessoa e outra é a capacidade de reagir mesmo estando com medo do que quer que seja. O medo é uma espécie de mecanismo que nos trava a fim de evitarmos uma determinada ação, que pode nos causar constrangimento. 

Cabe diferenciar dois tipos maiores de medo. O medo real, quando há alguma ameaça direta a nossa vida, e o medo imaginário, quando tememos o julgamento das outras pessoas ou mesmo fracassar numa empreitada. O primeiro medo é muito importante para nossa sobrevivência, e já o segundo é mais fruto da nossa mente obcecada em agradar as pessoas.

Ter autoconfiança é poder agir sem a validação do outro, você se basta para iniciar qualquer projeto que tenha. Quem carece desta qualidade pode se ver muitas vezes dependendo da aprovação alheia em cada coisa que faz, e normalmente não consegue avançar muito a não ser que alguém a conduza. 

Acredito que todos nós podemos aprender a desenvolver nossas faculdades ao longo da vida. E o que é mais engraçado, mesmo eu que me considero com baixa pontuação neste quesito posso te ensinar algo a respeito disso. Quem conviveu comigo por alguns anos possivelmente notou meu comportamento esquivo em apresentações de seminários ou mesmo interações em geral. Costumava me rotular como tímido a não muitos anos atrás, até perceber que era apenas uma questão de comportamento padrão. A experiência de vida tem me dado mais segurança para agir, porem confesso que ainda tenho muito a crescer neste parâmetro.

Se tem uma coisa que me saltou aos olhos através de alguns anos de observação é que as pessoas autoconfiantes muitas vezes tremem de medo, mas elas não se paralisam. Acho admirável a coragem destas pessoas. Um conselho sábio que tenho lido algumas vezes e faz todo sentido do mundo é “Se estiver com medo, vai com medo mesmo”. Não deixe o medo te impedir de fazer as coisas que quer, tenha coragem de ser quem você quiser ser.

Acredite em si, mas não diga ao mundo o que você pode fazer - mostre!

Estrutura simplificada: O medo pode ser algo positivo que te permite evitar uma situação de risco a sua vida assim como pode te paralisar em momentos cruciais. Todos tem medo, uns ficam paralisadas e outros agem, mesmo que tremendo. Caso esteja com medo, vá com medo mesmo. 

Obs: Só enfatizando que você deve buscar se preparar o melhor que pode para as diversas situações da vida e entender os riscos envolvidos. Não adianta nada agir em um campo que você desconhece completamente, e esperar obter algum resultado positivo. Seria apenas uma grande ilusão. Neste caso o medo seria um indicio do seu despreparo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário