domingo, 12 de novembro de 2017

Semana 9 - O Hábito de Fazer Mais do que é Pago para Fazer


“O homem que se engaja no trabalho que mais ama nem sempre conta com o apoio dos amigos e parentes mais próximos.
Executando mais e melhor serviço do que é pago para fazer, você não apenas exercita suas qualidades de prestação de serviço e assim desenvolve habilidade e capacidade extraordinários, como contrói uma reputação valiosa.
Se você serve um mestre ingrato, sirva-o mais. Cada golpe será reembolsado. Quanto mais tempo o pagamento for retido, melhor para você, pois os juros sobre juros são a taxa e a utilidade desse tesouro”1

O hábito desta semana foi um dos que mais me despertou a curiosidade. Sempre pensei que era melhor fazer mais apenas àqueles que cumprem com o ato de pagar em dia. Se você leitor já trabalhou e alguma vez teve que esperar vários meses para receber o seu merecido pagamento, provavelmente se sentiu frustrado, irritado e injustiçado. Escrever sobre isso neste momento da minha vida parece um desafio. É muito duro quando a gente faz o nosso melhor e o retorno parece não vir. Mas a lição que fica é, o mundo todo pode nos tratar mal, feito lixo, e isso não nos tornará pessoas piores, mas sim seres mais fortes e dedicados, que com seu trabalho trazem mais paz e alivio para a vida das outras pessoas. 

Sempre busco agora fazer mais, trazendo de alguma forma um luz diferente com minha participação no trabalho. Nem que seja apenas um breve momento de paz com aqueles que interajo. É preciso fazer mais para criar um mundo melhor. O mundo precisa de pessoas mais doadoras e eu me coloco humildemente na posição de servir, nunca esquecendo que o crescimento do outro que proporciona o meu também.

Num evento recente, citei como qualidades minhas a paciência e instrução. Disseram para mim que com isso deveria investir em ajudar as pessoas a serem mais assertivas, e que poderia utilizar a divulgação de informação como ferramenta. As recomendações são muito interessantes, eles batem exatamente com o propósito de tudo que escrevo. Quase não tenho público, o que me deixa um pouco triste. Já tem algum tempo que escrevo sem obter grandes repercussões. Às vezes bate um desânimo. Considero toda informação aqui preciosa, embora seja toda ela gratuita. Pensando na lição da semana, diria que faço muito, mas muito mais do que fui pago para fazer. Algum dia meus textos virarão livros? Ou serão só mais um punhado de textos deixados para trás?

Estrutura Simplificada: Executar mais do que é pago para fazer lhe permite um melhor desenvolvimento de suas habilidades, além de uma melhor relação com as pessoas com quem trabalha. O fruto de um trabalho de excelência pode demorar a ser pago, mas o valor que você gerou virá  de volta a você multiplicado.

Referência


1- O Manuscrito Original - As Leis do Triunfo e do Sucesso. Napoleon Hill

Nenhum comentário:

Postar um comentário