quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Leveza da Arrumação


Nunca fui o tipo de pessoa mais organizada do mundo, porém com o passar do tempo tive contato com muitas idéias novas e revi esta característica em mim. A conclusão que cheguei foi simples, eliminar o excesso de coisas torna o ambiente mais leve e você consegue focar melhor no que quer que esteja fazendo.

Comecei na minha casa pelos armários, juntando pilhas de papeis antigas das quais nunca mais usaria e separando as roupas mais velhas que já não serviam mais. O processo é simples, você pega o objeto e questiona se o mesmo traz felicidade para sua vida. Na maioria dos casos, especialmente coisas velhas e sem valor, a resposta será não. Aí você então separa este artigo para a pilha do descarte. É importante fazer tudo de uma vez e por categorias como: papelada e revistas, decorações, roupas, utensílios quebrados e artigos de limpeza já vazios  por exemplo. A última categoria deve englobar objetos com valor sentimental, já que aí a decisão pode ser mais difícil e pessoal. Eu particularmente guardo cartas como recordações positivas do passado. Porém, se você tiver objetos que lhe remetem sensações ruins o melhor a fazer talvez seja o descarte.

Não subestime a tarefa e se dedique o tempo que for necessário, pois vai valer a pena. O resultado irá transbordar em todos os seus sentidos quando tiver concluído a tarefa. Lembrete final, se programa para zelar seu lar e eliminar tranqueiras eventualmente. Aqui por exemplo tenho por hábito jogar fora eventuais entulhos que carrego a cada 14 dias. Boa sorte com isso. 


Para quem quiser se aprofundar no assunto deixo minha recomendação de livro e grande influência neste tópico em particular: A Mágica da Arrumação. Autora Marie Kondo  

Nunca fui o tipo de pessoa mais organizada do mundo, porém com o passar do tempo tive contato com muitas idéias novas e revi esta característica em mim. A conclusão que cheguei foi simples, eliminar o excesso de coisas torna o ambiente mais leve e você consegue focar melhor no que quer que esteja fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário